Numa palestra que dei há alguns dias, fiquei surpreso ao descobrir que a absoluta maioria dos presentes (uns 60 ou 70 entusiastas do marketing digital) não conhecia uma ótima ferramenta de pesquisa de mercado que o Google AdWords oferece. Então aí vai um post sobre o Planejador de Palavras Chave ou, no seu nome em inglês, Keyword Planner. Ou ainda, pra quem é da velha guarda do AdWords, Keyword Tool 😉
Para ter acesso ao Planejador de Palavras-chave, tudo que você precisa é ter uma conta no Google AdWords. Não tem uma? É só criar aqui. Ao logar na sua conta, olhe para o canto superior direito e clique na chave de boca, como mostra a imagem ao lado: O menu abaixo se abrirá e, nele, você deve clicar em Planejador de palavras-chave.
Agora você verá a seguinte tela:
Aqui, você deve preencher o termo central do mercado que atende ou pretende atender. Por exemplo, se você é um personal trainer, digite personal trainer no campo e clique no botão “começar”. A ferramenta permite fazer pesquisas por até três termos, então nós adicionamos dois termos também relevantes: academia de ginástica e smartfit.
Nesse momento, a tela passará a ser a seguinte:
Como você pode ver, a ferramenta lhe dá o volume de pesquisas no Google pelos termos que você quiser e, além disso, lhe fornece uma infinidade de termos relacionados e os referentes volumes de pesquisa. Quer ferramenta de pesquisa de mercado melhor do que essa?
Agora, digamos que você seja um personal trainer em São Paulo. Sendo assim, você deve configurar São Paulo como o local em vez de Brasil no canto esquerdo superior da tela. Ao fazê-lo, os volumes de pesquisa serão atualizados.
Se você quiser, pode baixar esse relatório em arquivo excel clicando em “fazer download de ideias de palavras-chave”. Alternativamente, você pode ir marcando as palavras-chave que lhe forem relevantes e adicioná-las (ao selecionar uma palavra-chave, essa opção aparecerá no início da lista).
Fico por aqui. Boas pesquisas!