Uma Prática de Marketing Digital Peculiar ao Brasil

Uma das principais vantagens do marketing digital em comparação com o marketing offline é a possibilidade de rastrear o efeito de uma campanha: se ela atinge seus objetivos, chega perto ou fica longe. Se você analisar os dados da performance de suas campanhas inteligentemente, você encontrará formas lógicas de otimizá-las.

Mesmo assim, empresas com grana em caixa, cujo produto/serviço é digital, optam por investir em mídias tradicionais aqui no Brasil.

Aqui vão alguns exemplos que eu vi na TV há duas ou três semanas:
a) A Trivago, um site de busca de hoteis que promete encontrar diárias pelos melhores preços, explica seu conceito num comercial de TV num canal de filmes na TV a cabo.
b) Eu vi este anúncio de meio minuto da GoDaddy no mesmo canal.
Adicionalmente, várias empresas digitais anunciam no metrô de São Paulo. Por exemplo, logo depois do Carnaval de 2018, diversos sites de comparação de empréstimos começaram a competir pela atenção dos passageiros. A lógica é bem simples: muitos brasileiros gastam mais do que podem comprando presentes de Natal e, logo depois, vem o Reveillon e, com ele, mais gastos. E, como sabemos, o ano não começa no Brasil antes do Carnaval. É nesse momento que quem gastou mais do que devia acorda pro ano novo e organiza suas finanças.

Como um profissional de marketing digital, é difícil entender por que uma empresa que oferece serviços/produtos de forma digital sente a necessidade de anunciar offline. Felizmente, tenho um amigo chamado Bruno Rothstein que é um experiente diretor de planejamento estratégico. Diz ele que o brasileiro não tem o costume de comprar produtos ou serviços de marcas desconhecidas. Assim, a TV se torna um atalho de branding.”Se esse tal de Trivago tá anunciando na TV, eles devem ter alguma reputação” – podem pensar alguns espectadores brasileiros, apesar de isso, obviamente, ser uma falácia. De qualquer forma, essa é uma forma inegavelmente rápida de impactar um porção massiva da população de uma só vez.

Para finalizar este post, eu ainda discordo dessa abordagem. Ela pode funcionar para grandes empresas com vastos orçamentos de marketing para queimar, mas, sem dúvida alguma, é possível converter seus clientes potenciais em clientes de fato com campanhas muito mais bem direcionadas no Google AdWords ou Facebook Ads por exemplo, lembrando que tais campanhas podem ter seus resultados rastreados e, com esses dados em mãos, é possível otimizá-las para obter resultados cada vez melhores.