É possível, por exemplo, criar um bom ecommerce com menos de dez mil reais. Neste post, o primeiro de uma série que vou dedicar ao empreendedorismo de baixo custo, apresento algumas soluções para criação de sites a valores mais acessíveis.
Pretendo dar o caminho das pedras por meio das ferramentas que conheço e uso como gestor de projetos web. E o WordPress é a interface que os desenvolvedores web com os quais eu trabalho mais usam para criar sites. Muito conhecido como plataforma para criação de blogs por ter sido essa a sua utilização original, o WordPress é muito mais do que isso. Por exemplo, o site utropia.com.br, um ecommerce cuja criação eu geri e cuja operação continuo administrando foi criado em WordPress.
Pois é, existe uma subplataforma do WordPress chamada Woocommerce que permite criar e gerir lojas virtuais no WordPress. Você mesmo adiciona seus produtos ao seu site (contrata um fotógrafo pra fazer as fotos direito, hein?), inserindo textos, preços, contagem de estoque, decide que formas de pagamento serão aceitas. Enfim, define todas as configurações necessárias para o funcionamento do site.
Também há certa demanda para criação de sites para geração de leads, uma atividade que vem se tornando mais difundida no mercado digital brasileiro nos últimos anos. Esses são sites mais simples de se criar e, principalmente, de se administrar porque consistem, basicamente, em boas landing pages com formulários de contato que, em alguns casos, contém uma filtragem por meio de questionário mais minucioso do que a média. De qualquer forma, o grau de complexidade exigido nestes casos não costuma ser alto, o que permite encontrar quem crie esse tipo de site a preços mais baixos.
Há, também, projetos mais complexos como, por exemplo, market places. E até eles podem ser criados no WordPress. Sim, eu sou adepto do WordPress mesmo!! Há anos!
Uma forma de criar um site com custo inicial bem reduzido é comprando um template, que é um modelo de site pronto. Você pode ver uma abundante variedade de templates das mais diversas áreas profissionais em themeforest.net. Foi lá que eu comprei o template utilizado no site da Utropia, mencionado acima. Um bom template costuma custar em torno de 60 dólares, mas é preciso ter paciência na hora de procurar o seu, pois há muitos. E lembre-se que o template não precisa ser perfeito. Você pode pedir que o desenvolvedor faça customizações. Entretanto, tenha em mente que tais customizações custam horas de desenvolvimento web. Mudar cores e atributos de design costuma ser bem mais fácil de executar do que criar uma funcionalidade mirabolante pro seu usuário. É importante listar de maneira muito bem detalhada o que você quer mudar no template selecionado porque é com base nisso que o desenvolvedor web precificará seu trabalho.
Agora vá procurar o seu template que eu vou começar a bolar o próximo texto para ajudar empreendedores que querem criar seus sites e administrar a presença digital de suas empresas. Boa sorte e bons negócios!
Uma observação:
Como escrevi no início do post, pretendo dar o caminho das pedras para a criação de um bom site comercial sem gastar valores excessivamente elevados. Obviamente, eu só posso contar como fazer isso com as ferramentas que eu conheço, mas há diversas plataformas para criação de sites disponíveis hoje em dia como, por exemplo, a da Wix. Como nunca criei um site nela, não posso opinar diretamente, então fiz a seguinte pergunta num grupo de profissionais de marketing digital de Israel (país no qual fiz a maior parte da minha carreira no marketing digital, hoje vivo no Rio de Janeiro): “O que vocês diriam a um cliente que dissesse que pretende criar um site no Wix? E por que diriam isso?” As respostas foram variadas. Uma delas diz:
“Desvantagens: É um sistema fechado, inflexível
Vantagens: Simples, fácil de usar, rápido”
Outra pessoa disse que o Wix não é bom no mobile e que não proporciona bons resultados de SEO. Uma terceira escreveu que “se você não tem uma loja com milhares de produtos, você pode criar o seu site com a Wix. Daqui a dois anos, sites com milhares de produtos também poderão ser criados com o Wix. Entre o Wix de alguns anos atrás e o de hoje em dia, houve mudanças dramáticas. Nós desenvolvemos sites grandes e pequenos com no Wix, todos baseados em código. Já faz tempo que a Wix abriu seu código e as possibilidades são bem diversificadas”. Então, como você pode ver, as opiniões são variadas, mas essa última que traduzi me pareceu bem argumentada a favor da Wix. E olha que a minha opinião sobre a plataforma da Wix antes de escrever este post não era das melhores.