Cá estava eu à toa no Facebook, quando apareceu no meu feed o anúncio abaixo.
Movido pela curiosidade relacionada a anúncios em geral que é inerente à minha profissão, cliquei nele. Fui direcionado a esta landing page. Abaixo, você pode ver um print dela.
Para começar, o “passo a passo” tem 7 passos! Sete!! Só de olhar isso, o usuário já fica desanimado. O primeiro passo é desnecessário. Falo por experiência, fiz o teste. Os passos 2 e 3 poderiam ser um só. Do contrário, fica implícito que o usuário deve comprar por comprar e, não, que ele já queria comprar algo que as Casas Bahia oferecem. Obviamente, os passos 6 e 7 também são um só.
Outra alteração que, se feita, ajudaria o usuário a entender o que querem dele se resumiria em adicionar setas dos passos 4, 5 e 6 para os respectivos campos e botão na casinha à esquerda.
Trata-se de uma tentativa de gamificação de promoção um pouco fraca, pois o desconto que recebi foi de 1% num aparelho celular (que já estava com 4% de desconto). E para receber essa recompensa, tive que ir ao site das Casas Bahia, achar um produto que teoricamente me interessaria, voltar para a guia da landing page (vários usuários devem esquecer de deixá-la aberta), inserir o código do item selecionado no site das Casas Bahia que, como você pode ver no print abaixo, está relativamente escondido na página do produto. Daí, o usuário ainda tem que clicar no botão “Gerar Desconto” e, somente então, será agraciado com o bendito link que, pelo menos no meu caso, rendeu somente 1% de desconto. Acredito que grande parte dos usuários estejam se perdendo no caminho e alguns outros devem estar se decepcionando com o baixo desconto.
Alô, Casas Bahia! Falem conosco que podemos ajudá-los a incrementar as suas vendas! O Natal já está aí…