Essencialmente, há duas formas de marketing digital: branding e performance. Campanhas de branding, como diz o termo em inglês, têm a função de estabelecer ou fortalecer uma marca. Um bom exemplo de campanha de branding são as campanhas de likes ou curtidas que vemos no Facebook. Para muita gente, quanto mais curtidas a fanpage de um negócio tem, mais forte aquela marca é. Mas… o que é que todos esses likes trazem em termos de receita direta para o negócio ao qual a referente fanpage pertence? Pois é… nada.
Se você quer que o dinheiro que você investe em marketing digital seja traduzido em vendas, leads ou outra meta que você possa vir a ter, você deve procurar um profissional de marketing digital de performance como nós da BR na Rede. Nós sabemos investir o seu orçamento de marketing digital de forma inteligente. Como? Exibindo somente a segmentos constituídos por seus clientes potenciais anúncios que estimulam a curiosidade do usuário e já preparando-o para o conteúdo que ele verá na landing page.
Talvez você esteja se perguntando agora: “mas como eu faço pra exibir meus anúncios somente aos meus clientes potenciais?”. As possibilidades são diversas e a relevância delas para o seu negócio depende do que você vende. Entretanto, uma coisa é certa. O anúncio abaixo não é relevante à minha pessoa pelo simples fato de eu ser do gênero masculino:
E o pior é que esse erro é facilmente evitável. Veja (e perdoe meu uso da interface do Facebook Ads em inglês, mas eu gosto de usar a versão original):
Tudo que a pessoa que criou essa campanha no Facebook Ads tinha que fazer era clicar em “women” (mulheres). Ah, e acertar a faixa etária, pois eu devo ter o dobro da idade das meninas da foto. Alô, Hering!
Idade e gênero são apenas duas das várias possibilidades de direcionamento de campanhas que o Facebook Ads oferece. Você pode direcionar campanhas com base em todas as informações que os usuários do Facebook fornecem à plataforma como, por exemplo:
Profissão
Interesses diversificadíssimos (com base nas fanpages que você curtiu, links que você postou ou nos quais comentou e afins)
Poder aquisitivo
Aparelho celular usado
E mais… muito mais.
Acabei enveredando pelo Facebook Ads, mas o Google AdWords também é território fértil para o marketing digital de performance. Tão fértil que merece um curso. Dê um like na nossa fanpage pra ficar sabendo quando começarmos a dar cursos porque temos planos de fazê-lo!