Primeiramente, um esclarecimento: este post não vem apoiar ou desaprovar a atual greve dos caminhoneiros – somente retratar o seu impacto nas operações de ecommerce do Brasil.
A greve dos caminhoneiros, que estão obstruindo estradas e, desta forma, impedindo a entrega de combustíveis, cargas e encomendas, teve início no dia 21 de maio. Todos os setores da economia brasileira estão sendo afetados, mas, como este blog trata de marketing digital, focaremos no impacto causado no ecommerce.
Como o Brasil é carente de uma malha ferroviária, as entregas dependem da logística rodoviária. Com a paralisação, o serviço de entregas Sedex foi suspenso pelos Correios e, na 5a feira, 38% das encomendas não haviam sido entregues.
O cliente de ecommerce, que já sofre com a conhecida incerteza decorrente do serviço deficiente prestado pelos Correios, está evitando fazer compras adicionais. Há relatos de forte queda na taxa de conversão em grandes sites de ecommerce em razão dessa redobrada incerteza por parte dos usuários. Outro dado importante é uma substancial queda nas pesquisas nesses mesmos sites. Em outras palavras, não só caiu a taxa de conversão como, mais acima no funil de venda, caiu a manifestação de interesse inicial que é a pesquisa por produtos.
Lembro que isso ocorre a duas semanas do Dia dos Namorados, que foi responsável por 2,85% das vendas do ecommerce brasileiro em 2017 (1,71 bilhão de reais de um total de 59,9 bilhões). Tendo em mente que, este ano, o Dia dos Namorados coincide com o início da Copa do Mundo, quem, por exemplo, vende televisores online está vendo passar na sua frente uma grande oportunidade de fechar vendas preciosas. Afinal, namoradas apaixonadas podem considerar dar uma LED novinha pro amor da sua vida, não?
Paralelamente, de acordo com o Ecommerce Brasil, o Sindicato dos Motoboys de São Paulo (SindimotoSP) e a Federação Nacional dos Motociclistas (Febramoto) anunciaram assembleia, na próxima terça-feira (29), para decidir se a categoria inicia greve geral no Brasil. Para quem não sabe, várias operações de ecommerce dependem de motoboys para fazer suas entregas. Ou seja, seria mais um golpe no setor.
De acordo com o Jornal Estado de Minas, o Ebit, referência em informações e inteligência sobre o mercado de comércio eletrônico no país, já prevê uma retração na expectativa de crescimento do ecommerce brasileiro. A expectativa de crescimento, que era de 20,7%, caiu para 13,3%, uma perda estimada em R$280 milhões.
Seguirei acompanhando o desenrolar dos fatos para informar nossos leitores.