Qando um alguém clica num link, seja este um anúncio, uma newsletter ou em qualquer outro contexto, ele é enviado a uma página que é a landing page (há excessões como, por exemplo, campanhas que direcionem para a instalação de algum aplicativo).
Uma landing page bem planejada e corretamente desenvolvida é peça fundamental de qualquer campanha de marketing digital de performance.
Talvez você já esteja se perguntando aí: “Então como se planeja uma boa landing page?”. Você deve ter em mente que, para o usuário que você pretende converter em cliente, tudo o que é óbvio pra você sobre o produto ou serviço que você vende é conhecimento novo. Eu sei que escrevi algo óbvio na frase anterior, mas todos nós, em algum momento, cometemos o erro de esquecer essa premissa na hora do “vamo ver”.
A forma como uma landing page deve ser desenhada depende da meta que ela deve atingir (em outras palavras, o que você quer que os usuários façam ao chegar nela). Seguem alguns exemplos de boas práticas:
Digamos que a meta da sua campanha seja gerar leads. Nesse caso:
a) O formulário a ser preenchido pelo usuário tem que estar above the fold, ou seja, em local suficientemente alto para que o usuário não venha a vê-lo somente quando arrastar a barra de rolagem para baixo.
b) No formulário, peça somente as informações que você realmente precisa pra dar andamento ao próximo estágio do seu trabalho, a conversão desse lead em cliente. Se você pedir informações visivelmente desnecessárias, a probabilidade do usuário não enviar o lead será alta. Isso pode ocorrer por desconfiança (“pra que esses caras precisam do meu CPF?”) ou por pura falta de paciência para preencher um formulário longo.
c) Destaque o botão de envio das informações, ele precisa ficar evidente.
Há muito mais dicas sobre este assunto, pessoal. Tentarei escrever mais um post sobre este assunto no futuro. De qualquer forma, esse é um assunto que costumo abordar em minhas palestras. Siga-nos no Facebook para saber quando nossas palestras forem ocorrer. Quer contratar uma palestra? Entre em contato conosco.